Como usar sessões fotográficas para animar eventos

A fotografia é companheira de todos os momentos, sobretudo dos momentos felizes que gostamos de guardar na memória e no álbum de fotografias. Fazer sessões fotográficas durante momentos de festa é, por isso, um lugar-comum, mas sabia que pode usar a fotografia e a presença de fotógrafos para dinamizar as suas festas de uma forma diferente? Saiba neste artigo como usar as sessões fotográficas para animar eventos.

Sessões fotográficas temáticas

Criar sessões fotográficas temáticas é meio caminho andado para uma festa de sucesso. Os motes podem ser os mais variados, desde um retorno ao passado (anos 20, 50, 60 ou 80), recriação étnica (mexicana, havaiana), interpretação de ídolos (cantores, por exemplo, usando o karaoke), troca de sexos (mulheres mascaradas de homens e vice-versa), néon (usando luzes negras, roupas brancas, acessórios e tintas faciais que brilhem no escuro), etc. As sessões fotográficas podem inclusivamente dar origem a toda uma festa inspirada no tema, em que comida, adereços e música estejam imbuídos nesta época inspirando todos os intervenientes a agirem como se estivessem no contexto retratado, originando fotografias verdadeiramente originais. Acaba por tornar-se o sonho de muitos fotógrafos.

Peça aos seus amigos para investigarem o tema antecipadamente e verem fotografias do contexto em questão e terá não só verdadeiras réplicas de imagens memoráveis, como criará tema de conversa à chegada de cada convidado na sua festa (mesmo por parte dos party crashers ocasionais e dos novatos nos seus convívios!).

Photoboot

A photoboot é em parte similar às sessões fotográficas, uma vez que existe um cenário pré-definido (mesmo que seja um fundo branco) e acessórios os adereços planeados, a principal diferença reside no facto de que na photoboot os retratados são simultaneamente fotógrafos também. Consiste num sistema em que os retratados vêem em tempo real num ecrã o seu aspecto na imagem e, com recurso a um cabo disparador, controlam o momento do disparo da imagem. São como auto-retratos de grupo, que naturalmente produzem os mais inesperados (e animados) resultados, sobretudo se no conjunto de adereços e cenários se incluírem elementos vibrantes e divertidos.

Polaroids

Há uma magia no processo da revelação da polaroid que causa toda uma nova dinâmica entre os envolvidos na captação da imagem (os nossos fotógrafos amadores): Os tons característicos do registo, o imediatismo da obtenção da imagem e, sobretudo, a expectativa e antecipação dos resultados enquanto a imagem se revela perante os olhos dos que curiosamente a antevêem na sua cabeça. Contrariamente aos restantes processos este envolve tanto os fotógrafos como o retratado numa mesma curiosidade na espera pelo resultado final, levando-os a produzir discurso e assim interagir mais num estado de curiosidade que gera uma maior partilha e (quem sabe) potência a criação de laços entre os seus convidados, já que todos podem ser os fotógrafos da noite com uma máquina polaroid.

Mural / Baú de memórias (recordando eventos através de fotografias)

Esta é a opção de eleição para festas com amigos de longa data, sobretudo para reencontro de amigos que já não vê há algum tempo, já que, neste tipo de circunstâncias há por vezes falta de um tema comum para ocupar a totalidade do evento ou quebrar o gelo entre alguns convidados no início do encontro. Faça uma recolha prévia de imagens do passado em que os seus convidados estejam envolvidos e surpreenda-os à chegada com um mural de imagens numa parede que assinalará o ponto central de convívio entre todos. A curiosidade de cada convidado em encontrar a sua imagem e procurar identificar os restantes amigos nas fotografias será o quebra-gelo e chave de abertura para longas conversas sobre momentos felizes do passado. Uma outra alternativa, adequada para grupos menores, é juntar todas as imagens num baú/caixa e retirar aleatoriamente as imagens para recordar um a um os momentos bem passados.

Competição de fotos embaraçosas

Se tem amigos que adoram uma competição, assim como rir-se de um bom falhanço então esta é a melhor forma que tem para potencial a animação das suas festas recorrendo à fotografia. Requer um pouco de preparação de todos os envolvidos no convívio, e para um resultado mais profissional, até pedir orçamento para contratação de um fotógrafo, mas seguramente que a sua festa começará bem antes dos seus convidados pisarem a sua casa. Será animação garantida do princípio ao fim, nesta festa não haverão silêncios desconfortáveis ou momentos vazios, só sessões fotográficas espontâneas que darão memórias para muitos mais encontros.

Siga qualquer um dos nossos conselhos e acredite, as suas festas serão mais badaladas causando inveja em todos os seus amigos e originando momentos memoráveis que serão recordados não só nas palavras de todos como nas imagens registadas que ficarão para a posteridade! Para que os resultados sejam da qualidade que pretende pode sempre optar por pedir orçamento para a contratação de fotógrafos profissionais.

E divirta-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *