Como fazer fotografia de rua: 5 dicas para começar

Iniciar-se na fotografia de rua pode ser uma tarefa altamente desafiante e intimidante para a maioria dos fotógrafos, mas com resultados largamente compensadores. Sessões fotográficas de rua têm sido, ao longo dos anos, das mais importantes fontes documentais sobre o quotidiano das nossas sociedades nas zonas urbanas, por isso, a todos os fotógrafos deixamos-lhes 5 dicas essenciais para se iniciar na chamada street photography:

1. Ande sempre com a sua câmara e esteja sempre preparado 

Onde quer que vão, os fotógrafos devem sempre levar a sua câmara. Estabeleça este princípio como regra. As melhores oportunidades para sessões fotográficas muitas vezes aparecem nos momentos e locais mais inesperados.  Por vezes pode ser frustrante andar sempre com a câmara preparada mas verá que compensa largamente no resultado final. Estar sempre preparado para reagir e fotografar é condição essencial para serem bons fotógrafos de rua.

2. Simplifique e antecipe as questões técnicas de modo a aumentar a sua capacidade de reação no momento certo 

Mantenha a câmara preparada e fotografe preferencialmente em modo de prioridade à abertura ou à velocidade de acordo com as suas necessidades. Se precisar alterar a exposição use a compensação de exposição. Mantenha a dependência de ajustes e controles ao mínimo para que possa reagir sempre rapidamente à cena em questão. Uma fração de segundo a ajustar o ISO ou a temperatura de cor por exemplo, podem fazê-lo perder uma foto importante durante as sessões fotográficas. Antecipe as decisões técnicas para libertar a sua capacidade de decisão para a questão estética e documental na fracção de segundo necessária.

3. Use uma lente prime em detrimento de uma lente zoom

Nas sessões fotográficas de fotografia de rua, é frequentemente, mais interessante estar perto do objecto que fotografa. Fotografar perto e com uma distância focal mais curta permite-lhe adicionar maior impacto às suas imagens. Usar uma lente prime de distância focal fixa, pois proporcionar-lhe-á uma consistência extra no conjunto das fotos que tira. As lentes prime tem também a vantagem de focarem mais rápido, serem frequentemente mais nítidas e não acrescentarem a complexidade extra da escolha da distância focal na fracção de segundo que tem para reagir, simplificando o processo e a velocidade de decisão, tão importante neste tipo de fotografia para todos os fotógrafos.

4. Respeite as pessoas e seja descontraído

Durante as sessões fotográficas, não desrespeite as pessoas, seja qual for o seu estilo: perguntar se pode fotografar ou tentar passar despercebido, procure respeitar a vontade e intimidade das pessoas, caso estas não estejam disponíveis para se deixarem fotografar. Seja confiante quando aborda as pessoas, se necessário peça permissão para fotografá-las. Seja simpático e sorria muito, deixe claro que não está a fazer nada de errado nem tem qualquer tipo de intenção negativa. A sua postura corporal mais à vontade e descontraída é fundamental para deixar esta percepção nas pessoas.

5. Seja persistente e dedicado

Por fim, não se esqueça que os grandes portfolios de sessões fotográficas de rua vem com a persistência e dedicação, quanto mais andar na rua, preparado para fotografar, mais oportunidades apareceram para fazer grandes fotos. Não se esqueça que grande parte das suas fotos serão para descartar, a fotografia de rua é um processo de tentativa e erro constante entre os fotógrafos. Quanto mais dedicação e persistência houver, mais hipótese das grandes fotos aparecerem, e mais experiência ganhará para reagir no momento em que aquele momento único acontecer.

Não se esqueça que apesar de intimidante para qualquer um de início, os constrangimentos associados a sessões fotográficas de rua vão desaparecendo com o tempo, é sobretudo uma questão de postura e hábito.

Não deixe também de pesquisar trabalhos dos grandes fotógrafos clássicos de rua, dos quais destacamos, e em estilos diferentes: William Klein, Henri Cartier-Bresson ou Daido Moriyama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *