15 Dicas rápidas que os tornarão melhores fotógrafos

Desenvolver a técnica e estética são essenciais para melhorar o resultado de cada sessão fotográfica e passa por aprender, experimentar e, sobretudo, praticar muito recorrendo a estas mesmas aprendizagens anteriores. Aprender contudo, pode levar algum tempo devido a pesquisa e subsequentes testes que todos os fotógrafos devem fazer.

Neste artigo apresentamos-lhe 15 dicas de fotografia que os tornarão melhores fotógrafos, verdadeiros atalhos na sua aprendizagem em fotografia e que tornarão cada sessão fotográfica muito especial.

1. Ande sempre com a sua máquina para todo o lado, todas as oportunidades são boas para os fotógrafos praticarem.

2. Fotografe sempre em RAW (assim preserva as imagens em qualidade máxima sem compressão).

3. Use uma lente prime, esta ajudá-lo-á a melhorar a sua técnica pois fazer uma sessão fotográfica com uma distância focal fixa fá-lo-á pensar mais cuidadosamente sobre como enquadrar o tema e levará a um resultado mais polido.

4. Centre-se mais na composição do que na técnica.

5. Contudo, exponha e foque primeiro, só depois reenquadre.

6. Se tem dúvidas na composição da sua sessão fotográfica, recorra à regra dos terços.

7. Aquando do uso de filtros, os fotógrafos não devem descurar o balanço de brancos e devem defini-lo manualmente em detrimento de automaticamente.

8. Os filtros UV são úteis também como protecção das suas lentes.

9. Os filtros polarizadores também cortam o brilho e reflexo, logo, use-o para disparar através de janelas e água.

10. Um segundo monitor é uma mais-valia na edição de imagens dos fotógrafos.

11. Independentemente de quão bem executadas estão todas as suas imagens da sua sessão fotográfica, mostre apenas as suas melhores.

12. Faça, pelo menos, dois backups das suas imagens e mantenha os arquivos/discos em locais geograficamente diferentes. Todos os fotógrafos devem ser muito protectores do seu expólio.

13. Em digital, é preferível subexpor do que sobreexpor, tente sempre subexpor a 2/3 de stop quando fotografar com luz solar intensa.

14. Ao fotografar pessoas, foque sempre nos olhos pois é o primeiro local para onde se olha numa imagem e o critério que valida consensualmente se uma imagem está focada.

15. Para captar fotos espontâneas de pessoas em exterior, os fotógrafos recorrem a uma lente grande-angular em detrimento de uma lente tele e, não se esqueça, um fotógrafo procura sempre o riso do seu modelo, a verdadeira essência mostra-se através do riso e garanti-lo é garantir retratos fiéis dos seus modelos em qualquer sessão fotográfica.

Siga cada um destes conselhos e verá rapidamente os resultados na melhoria da sua técnica e estética fotográfica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *